quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Limites

Por de castigo, dar umas boas palmadas ou simplesmente deixar passar...este é um dos principais dilemas que vivem os pais modernos, mediante a falta de limites e obediência das crianças de hoje em dia.
Elas estão praticamente entregues a rebeldia, vemos crianças bem pequenas (2, 3 anos) enfrentando seus pais, impondo suas vontades, fazendo manha e o pior batendo neles (eu mesma já presenciei crianças dando tapas e socos em seus pais - várias vezes!!!) eles não conseguem ser ouvidos e obedecidos. Parece que a situação fugiu do controle deles. Se sentem impotentes perante a autoridade que deveriam exercer e no entanto ficam submetidos a ela, a situação muitas vezes se torna desesperadora.
Tudo culpa de quem??? Dos próprios pais, que são permissivos demais, legais demais, ausentes demais, dão presentes demais, conseguiram distorcer todos os conceitos da hierarquia familiar, onde hoje em dia, os filhos é que dão a última (e muitas vezes a única) palavra. Principalmente pais que trabalham o dia inteiro (pai e mãe), que ficam longe da criança grandes períodos e elas ficam na escola (período integral) ou com a avó (que a enche de maus costumes) ou com uma babá (que muitas vezes deixa muito a desejar no trato que tem com a criança), esta ausência, na maioria das vezes, é compensada com presentes ou com muuuuuitos sins. Os pais ausentes se sentem culpados por estarem longe da criança e tentam compensá-la, aí ocorre o grande erro, esta situação de culpa X compensação provoca um comportamento na criança de indisciplina, com o objetivo inconsciente (quase sempre) de "chamar a atenção", dizer para os pais: eu adoro os brinquedos que me dão, mas sente-se comigo para brincarmos; adoro o dinheiro para comprar lanche na cantina da escola, mas mamãe me faz um ovo frito e senta comigo pra "molharmos" o miolinho na gema juntos; adoro o vídeo game novo que vocês instalaram no meu quarto, mas vamos desligá-lo e você conta uma história pra mim; adoro o celular que vocês me deram, mas ao invés de ficar me controlando, bate um papo comigo pessoalmente e deixa eu contar como foi o meu dia na escola, quais são os meus sonhos, os meus medos e por favor papai, mamãe não me digam tantos sins, eu preciso e quero ouvir muitos nãos para aprender a ter limites, parâmetros e ser mais tarde um adulto íntegro e feliz.
Pais ouçam suas crianças, olhem para seus olhinhos e sintam quais são os problemas que os afligem, se forem indisciplinados, coloque-os de castigo (tire algo do que eles adoram por um tempo), dê uma boa palmada no bumbum (não mata e juro, faz milagres), só não deixem passar batido, sejam firmes no propósito do não, resista, não permita que eles ganhem pela insistência e lembrem-se são vocês que estão no controle sempre.
Crianças indisciplinadas "fatalmente" serão adolescentes rebeldes, desobedientes, agressivos, e pior, pais tão perdidos e incompetentes como seus próprios pais (Pronto Falei!!!)
Amar não significa permitir tudo, amar muitas vezes significar negar para não sofrer depois, ame seus filhos, eduque-os para que estejam preparados para a vida, pois a vida infelizmente, não nos permite tudo. E sejam absolutamente felizes com a certeza de "missão muito bem cumprida".

Fiquem com Deus.

Beijos meus amores...Tchau!!!

Um comentário:

  1. tenho certeza que vc escreveu c/ o coraçao , pois quto. vc sofre vendo pais que dao tudo que e´ menos uma palavra de amor
    te amo
    bjos. me ligue

    ResponderExcluir