segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Calça Rancheira

Oi pessoal, outro dia eu indiquei o meu blog para um querido amigo meu (de 16 anos) e quando dei a ele o endereço ele me perguntou na maior inocência, o que é calça rancheira, expliquei que era a nossa famosa e conhecidíssima calça jeans.
A calça rancheira era o nome de uma calça de brim azul escuro, bastante resistente, usada pelos trabalhadores dos campos nos EUA na década de 50, com a popularização desta calça pelos estilistas, o primeiro foi Calvin Klein, ela se tornou conhecida e usada por pessoas de ambos os sexos em quase todo o mundo, e o nome "jeans" vem de uma roupa de algodão, parecida com sarja bem forte que era utilizada na Itália pelos marinheiros e trabalhadores braçais e recebia dos franceses o nome de "genes', mais tarde foi utilizada para nomear as calças rancheiras já com o nome de jeans. A calça jeans é extremamente versátil e democrática, é utilizada por todas as idades, pesos e medidas, fica bem com tênis, Havaianas, saltos, botas e sapatos. Hoje em dia elas vêm com várias lavagens indo do "jeans black" que é preto até o mais clarinho, quase um branco.
O nome do blog "calça rancheira" foi uma feliz sugestão da minha mãe, uma senhora de 65 anos, linda, jovial e que usou e usa calça jeans.
É interessante que quando batizamos o blog, me veio na memória objetos, brinquedos, alimentos e roupas que não existem mais ou que tiveram uma repaginada para se adequarem ao cada vez mais exigente atual mercado consumidor.
Quem não se lembra da vitrolinha, eu tinha uma cor de laranja e a tampa dela era a caixa acústica, escutava nela os LPs e compactos, também tinha uns disquinhos coloridos com histórinhas narradas pelo Sílvio Santos.
Eu tive muitas bonecas: a Guigui, era uma boneca que ao encontrar seus braços sorria e mexia a cabeça; a Beijoca, também ao aproximar seus braços fazia um bico e soltava o som de um beijo (era o máximo); tive a Feijãozinho e a Sonequinha, umas bonequinhas metade de pano, metade de plástico com enchimento de bolinhas no corpo, elas não faziam nada, mas era muito bonitinhas; tive o Manequinho, um bonequinho que tinha pipi e ao tomar mamadeira com água, ele sentava no peniquinho e apertava-se um botãozinho nas costas dele e fazia xixi (eu amava este boneco, era um dos meus preferidos) e tive duas Susi, uma que era totalmente rígida e depois quando a Estrela lançou a que mexia os braços, eu ganhei uma linda, morena, com vestido longo verde (tenho ela até hoje - Pronto Falei!!!), brinquei muito com todas elas.
Minha querida e saudosa irmã, tinha a Mãezinha que era uma boneca que vinha com os braços em conchas e um bebê depositado neles e tocava uma musiquinha e ela o nanava; ela teve a Lala e Lulu, que era uma bonequinha que vinha com um cachorrinho numa coleira e guia e conforme você apertava uma espécie de bombinha ela andava e o cachorrinho a acompanhava latindo era uma graça e ela teve também a Cresce, que era uma boneca que crescia e encurtava os cabelos apertando um botão nas costas dela.
Meus irmãos, quando crianças, usavam um tênis preto para jogar bola, era uma tal de "kichute", gente dava um chulé terrível, que quando eles tiravam, minha mãe fazia eles deixarem lá no quintal para não infestar a casa com o cheiro horroroso que saiam delas, imaginem os pés dos meninos, ai meu Deus!!!
Eu tive muitas Congas e tênis Bamba, usei sapato colegial e alpargatas; calça bag, calça baixa com botões e ombreiras.
Comi muito chicletes Ping Pong de tutti-frutti, suspiro cor-de-rosa com bolinhas coloridas em cima, "sorvete" de maria-mole com direito a um brinde (geralmente era um anel de plástico), doce-de-leite com formato duvidoso, quebra-queixo e aquelas gelatinas cor-de-rosa e amarela quadradinha que eu não sei o nome.
Bebi muita Fanta, Guaraná caçulinha e um refrigerante de limão numa garrafinha verde que era uma delícia e eu não consegui lembrar o nome.
Chupei muitos Drops e balas Soft (quase morri engasgada com uma delas), minha mãe fazia aqueles apresuntados que vinham em latas, empanados e fritos e era uma delícia.
Acho que com tudo isso eu simplesmente entreguei a minha idade (45 anos), mas sabe foram anos maravilhosos os da minha infância e os da minha adolescência. Anos que a vida passava lentamente e eu vivia feliz no meu mundo de fantasias, rodeada de amor dos meus pais, da minha família abençoada e cheia de sonhos.
Acredito que tudo isso foram valiosos ingredientes para o que sou hoje, para os valores que tenho, para o que tento passar para minha filha.
Feliz daquele que pode lembrar com carinho e saudades do seu passado e levar consigo as melhores recordações de uma vida realmente vivida com intensidade.

Fiquem com Deus.

Beijos meus amores...Tchau!!!

3 comentários:

  1. Em 1948, a Roupas AB, de São Paulo, lançou a primeira calça de brim azul, a Rancheiro. Não fez muito sucesso: o brim era rigido demais. Mas em São Paulo, o jeans durante muito tempo ficou conhecido como calça rancheiro ou rancheira.

    ResponderExcluir
  2. Oi Lili tudo bem? Meu nome é Hamilton sou de SP, estava fazendo uma pesquisa para responder minha filha sobre o que era uma calça rancheira, por coincidência entrei em seu blog, voltei no passado kkkk tenho 67 anos e guardo todas as memórias com carinho e concordo com vc daria tudo para voltar no passado

    ResponderExcluir
  3. O refrigerante de limão era GINI um pouco mais forte que o citros Schweppes 😉

    ResponderExcluir