segunda-feira, 29 de março de 2010

Capacidade X Incapacidade

Meu filho só tira nota baixa em Matemática.
Meu aluno não consegue ler e escrever corretamente.
Meu sobrinho é muito lento, parece que vive no mundo da lua.
Quando falo com minha filha ela parece não ouvir, acho que ela tem algum tipo de surdez.
E blá, blá, blá, blá, blá...
São tantas as reclamações de pais, professores e pessoas que tratam com crianças, que eu usaria muitas linhas para descrevê-las.
Os adultos têm o grave erro de evidenciar as incapacidades das crianças e adolescentes, não conseguem enxergar suas capacidades, que podem ser muitas.
O aluno que não consegue aprender matemática, resolver situações problemas, efetuar contas, porém é um excelente escritor de histórias, criativo, cheio de ideias, fluente na verbalização; no entanto sua incapacidade de raciocínio lógico é muito mais valorizada.
O menininho tem uma dificuldade enorme de interpretação de textos, porém desenha maravilhosamente bem, faz esboços de rostos humanos, pinta com cores claras e definidas, tem o traço perfeito; no entanto sua incapacidade em oralizar histórias que lê ou ouve é muito mais valorizada.
A menina não consegue fazer nenhum exercício físico, na hora de jogar em algum time, sempre é deixada de lado pois não consegue segurar uma bola sequer, porém é super afinada quando canta no coral da escola e está aprendendo a tocar violão; no entanto a sua incapacidade cinestésica é muito mais valorizada.
A criança que apresenta alguma dificuldade cognitiva ou motora por deficiência intelectual, sensorial ou física pode esconder atrás de suas "incapacidades" e limitações capacidades tão impressionantes e complexas que muitas vezes passam despercebidas por educadores e até mesmo as pessoas mais próximas destas crianças.
O pré-conceito ou pré-julgamento a respeito do que um indivíduo poderá ou não fazer dificulta a percepção do que ele realmente sabe fazer, o que está em seu íntimo, o que poderia ser desenvolvido e valorizado.
Devemos olhar para as pessoas tendo em mente que elas são seres com inteligências múltiplas e diversas e com certeza em algum aspecto ela poderá ser realmente perfeita.
Excelente semana pra vocês.

Fiquem com Deus.

Beijos meus amores...Tchau!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário