sábado, 6 de março de 2010

Bullying

Bullying, palavra de origem inglesa que significa intimidação, expressão muito utilizada hoje em dia referindo-se a atitudes sofridos por crianças e adolescentes de diferentes classes sociais, credos e raças (veja nos noticiários o que está acontecendo com a princesa Aiko, herdeira do trono japonês).
O bullying está se tornando um tormento na vida dos educadores, pois os agressores o fazem de forma velada, sem alarde, intimidando e subjugando seus desafetos, muitas vezes sem motivos que justifiquem estas atitudes, os gordinhos, os magrinhos, os nordestinos, os estrangeiros, os nerds, os ricos, os pobres, os que são filhos de pais separados, os baixinhos, os que não conseguem se evidenciar nas praticas esportivas, os muito inteligentes, os que apresentam algum déficit de aprendizagem, enfim, sempre encontram quando questionados, um motivo banal para a razão de tal comportamento.
As crianças que sofrem o bullying, com o tempo começam a não querer ir para a escola, sentem dores inexplicáveis e encontram motivos insignificantes para faltarem a aula, se pressionadas, acabam contando o que está acontecendo e cabe aos pais juntamente com os professores, coordenadores e direção da escola reverter este processo.
As escolas que fazem um "tratamento" preventivo em relação ao pré-conceito e não-aceitação dos diferentes, a inclusão, dificilmente enfrentam problemas desta natureza.
A inclusão é um direito de todos, é uma questão que deve ser "trabalhada" dentro de toda a sociedade, tendo como base o lar, os pais ou responsáveis devem desde muito cedo estimular suas crianças a aceitarem aqueles que não se adequem ao padrão imposto pela própria sociedade como normais (padrão este extremamente unilateral, as pessoas esquecem que todos somos iguais perante o Criador e iremos, no final (entenda-se morte) para o mesmo local (?) - sem bem que tem pessoas que provavelmente irão para lugares bem ruins devido ao seu comportamento - Pronto Falei!!!).
Crianças malvadas, adolescentes cruéis são geralmente, retratos de suas próprias vidas, expõem aquilo que têm como verdade absoluta e demonstram em suas atitudes os conceitos e valores que aprendeu e aprende, provavelmente dentro de casa.
Vamos nos unir para criarmos pessoas decentes, pois estes que praticam o bullying provavelmente serão adultos com sérios problemas comportamentais e emocionais.
Sigamos com rigor a famosa frase de John F. Kennedy: "Não importa o mundo que vou deixar para meus filhos, mas os filhos que vou deixar para o mundo".
Excelente final de semana para vocês.

Fiquem com Deus.

Beijos meus amores...Tchau!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário